![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUuXawx_56QZifmnLpA4i3x5eLOmMBPVNpAoc3bBtsrlknC7N9rf2oubXlWmFH2XnOSlAqb22hivP6MkI2I6gvq2MOsSPN-LzaTUiF4z5PL2QDgEoiV01Oe8mFnuQyTVP5skGplrgbfz4/s320/image01615.jpg)
Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Mateus 5,38-44
***
Os preconceitos do mundo sobre o que se convencionou chamar "ponto de honra" produzem essa suscetibilidade sombria, nascida do orgulho e da exaltação da personalidade, que leva o homem a retribuir uma injúria com outra injúria, uma ofensa com outra, o que é tido como justiça por aquele cujo senso moral não se acha acima do nível das paixões terrenas. Por isso é que a lei moisaica prescrevia: olho por olho, dente por dente, de harmonia com a época em que Moisés vivia. Veio o Cristo e disse: Retribui o mal com o bem. E disse ainda: "Não resistais ao mal que vos queiram fazer; se alguém vos bater numa face, apresentai-lhe a outra? Ao orgulhoso este ensino parecerá uma covardia, porquanto ele não compreende que haja mais coragem em suportar um insulto do que em tomar uma vingança, e não compreende, porque sua visão não pode ultrapassar o presente.
***
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqd6mPMklTxGoiOv5ixwidzkI_RPR7aPeHLg73wa_azepzgyS6kSTDA-rYnempy_cYikwg3b65EoKR7AV6RGcCK6zLeWpQAGUASXWzMb-MoHHvlhp94yoUqQUtY_v12TpjCiP7QnnfWKw/s320/fotojesusorando.jpg)
Nós sempre pensamos no tempo presente, mas esquecemos da Vida Eterna. Todos os bens da Terra passarão, mas aqueles que ouvirem estas palavras, entrarão no reino dos céus.
Estou cansado de viver no "Umbral", quero ver a Luz Celeste.
Existe uma música dita pelo grupo Gan: "...Não percas a tua fé, entre as sombras do mundo, o seu Lar. Crê e trabalha sempre no bem, confiando em ti mesmo e em Deus. Pois tudo passa, tudo se renova, mas o que vêm dos Céus permanecerá...
Estamos na hora de esquercer-mos os nossos egoísmos e seguirmos em frente, pois tudo que temos é presente.
Juca Belizário