sábado, 20 de março de 2010

A liderança e o saber ouvir

Nunca se sabe tudo sobre liderança, pois ela é desenvolvida diariamente. A pessoa que pensa que por estar atuando muito tempo nessa área já detém conhecimento suficiente está cometendo um equívoco. A credibilidade de um líder começa com o sucesso pessoal e se confirma na iniciativa de ajudar os outros a alcançar o sucesso. Para ganhar credibilidade é preciso demonstrar três características:

Iniciativa: é preciso se levantar para subir
Sacrifício: é preciso abrir mão para subir
Maturidade: é preciso se desenvolver para subir

Evite pensar apenas no cargo, na liderança contam tanto o cargo quanto os relacionamentos. Fique atento tanto aos fracassos quanto aos aspectos negativos do sucesso. Compreenda que seu negócio se baseia em relacionamentos. A maior dificuldade de um líder é conseguir liderar a si mesmo. Nós não nos vemos do mesmo modo que vemos os outros e somos mais críticos com relação a eles do que a nós mesmos. A primeira pessoa que devemos analisar somos nós. Na vida é preciso ter autocontrole, ser responsável pelo governo de nossas ações e decisões e deixar de ser obstáculo para nosso próprio desenvolvimento. Os lideres se aprimoram quando enfrentam momentos de definição e reagem de forma apropriada. Esses momentos nos proporcionam uma oportunidade de dar a volta, mudar a decisão e buscar um novo destino. Para quem deseja aprender a liderar a si mesmo aqui vão algumas dicas:

Aprenda a se submeter a autoridade dos outros
Desenvolva a autodisciplina

Exercite sua paciência
Procure alguém a quem prestar contas

Muitos líderes são péssimos na hora de ouvir pensando que falar é mais importante. Os benefícios positivos de saber ouvir são muito mais valiosos do que costumamos conhecer. Para se tornar digno da responsabilidade que cabe a um líder, é preciso conhecer o que se passa no coração dos liderados. Bons líderes atentam às pequenas questões. Eles prestam atenção à própria intuição.

Para se tornar um líder eficaz, é importante deixar os outros dizerem o que você precisa ouvir, e não necessariamente o que gostaria de ouvir. Ser um bom comunicador exige muito mais do que apenas falar bem. O que as pessoas mais desejam é ser ouvidas, compreendidas e respeitadas. A partir do momento que elas percebem que estão sendo compreendidas, sentem-se mais a vontade para entender seu ponto de vista.

Lembrem-se: “Nunca sabemos demais sempre é tempo de aprender”.
Alexandre Luiz Demarchi - demarchi22@yahoo.com.br

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