terça-feira, 12 de julho de 2011

Quem procura, acha

O que é um fracasso? E um fracassado, o que é? Tanto o fracasso quanto o fracassado nada mais são do que um estado da mente, um estado de espírito. Há pessoas que se consideram fracassadas, mas, na verdade não o são. Verdadeiramente, todas as pessoas que se consideram um fracasso não fracassaram. Se olharem ao redor verão outras em muito pior situação, e que, apesar disso, não se consideram fracassados. Quase todas as pessoas que se consideram fracassadas, repetimos, não fracassaram por mais que assim pensem, sofreram apenas derrotas temporárias. O fracasso se situa longe, bem longe do que muitos pensam.
Quando encontramos alguém que em busca de uma meta quebra todas as pontes, deparamo-nos aí com um grande lutador, um grande guerreiro. A certeza de que não há volta, isto é, a convicção de que não há possibilidade de retirada, faz do fraco um forte e faz do forte um ser invencível. Deste modo e quase sempre nesta situação veremos, então, o que faz um verdadeiro vencedor: se dispõe a lutar com tenacidade até a vitória, custe o que custar. A perseverança é uma atitude dos que sabem que não tem alternativa, dos que sabem que têm de vencer. Seu lema não pode ser outro: vencer ou vencer. Não é a vitória, e sim, a luta, que faz um homem crescer, agigantar-se, superar-se. A pessoa que, mesmo vencida, resiste firme e recebe os golpes do destino com tenacidade e cabeça erguida, mesmo ferida e sangrando não desiste, essa é a pessoa que vencerá, afinal. A derrota só se manifesta quando desistimos de lutar. Só haverá derrota quando aceitamos a derrota. Aqueles que não a aceitam provam que são feitas de outro barro, que são diferentes. Sejamos diferentes, pois.
Todas as guerras somente chegam ao final quando um dos dois litigantes aceita a derrota. Abraham Lincoln faliu três vezes e perdeu seis eleições seguidas antes de ser eleito presidente. E a história nos mostra que foi o melhor presidente que os EUA já tiveram.
O esforço da luta, as dificuldades superadas, por maior que sejam, conduzem à vitória. Como diz Napoleon Hill, “a derrota é uma força destruidora apenas quando é aceita como um fracasso. Porém, quando a aceitamos como uma lição necessária é sempre uma bênção”.
Alguns grandes mestres de Motivação Pessoal, tais como Frank Bettger, Clement Stone, Napoleon Hill e Og Mandino, insistem sabiamente, em seus livros, que é preciso estabelecer um “Objetivo Principal Definido”, ou seja, todo grande vencedor somente atinge o seu objetivo depois de estabelecê-lo firmemente, através de um amplo planejamento e uma total dedicação em busca da consecução do mesmo. É preciso pensar no objetivo o tempo todo, durante o dia, á noite, no almoço, no jantar, em casa, no trabalho, na rua, nas horas de lazer, quando estiver só, quando estiver acompanhado da esposa, dos filhos, dos amigos, em qualquer lugar, o tempo todo. Deverá haver uma concentração total no objetivo transformando tudo o mais em coisas secundárias. Você deverá pensar no seu OPD o tempo todo, sonhar com ele, falar nele, pensar nele, estudar tudo sobre ele, procurar informações, ler tudo a respeito, de tal modo que se torne parte integrante de você mesmo. Só assim ele se entranhará em você de tal forma que tudo o mais será secundário.
Apenas uma exceção deverá ser aberta, apenas um assunto poderá superar o seu Objetivo Principal Definido em sua vida: a presença de Deus em cada momento do seu dia a dia. Busque por Ele, leia a Biblia, peça a Ele que te dê forças, sabedoria, discernimento. Alie a tudo isso um grande amor por sua família, seus filhos, irmãos e amigos, e você verá que tudo começará a dar certo.
Seu OPD começará a se materializar em sua vida e você se surpreenderá com a facilidade com que o sucesso se acercará de você, como o seu grande sonho tão almejado, tão desejado e buscado. Ele virá de modo tão fácil e tão marcante que você se surpreenderá. Sua total dedicação ao objetivo estabelecido foi tão intensa que não houve a menor possibilidade de não se realizar. Suas atitudes, pensamentos e busca intensa por sua grande meta só poderia resultar em sucesso. Você e seus pensamentos como que atraíram de modo infalível idéias, soluções, respostas, pessoas, circunstâncias que o levaram ao seu sonho, ao seu OPD. E creia, não há nada de místico nisso, não há nada de “grande mente”, “mente cósmica” ou “mente universal” nesta conquista. Simplesmente, você procurou, mergulhou fundo, buscou, se dedicou, trabalhou e pagou o preço. E quem procura, acha; mas, quem se deita em berço esplendido, dorme, vegeta. Portanto, meu caro, acorde e faça da sua vida um sucesso. Só você pode fazer isso, mais ninguém. E o momento de começar não é no mês que vem ou na semana próxima ou amanhã. É agora. O passado não existe, o futuro também não existe; só o agora existe. A vida é uma longa sucessão de “agora” - que construíram o passado e que construirão o futuro.

Ebenézer Anselmo
Da Sala de Letras e Artes Gabriela Mistral de Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário